Há algumas semanas, a Casa Murphy, projetada por Richard Murphy Architects em Edimburgo, foi eleita a vencedora do prêmio House of the Year 2016 do Royal Institute of British Architects (RIBA). Construída em um terreno acidentado, o local incomum ofereceu aos arquitetos a oportunidade de brincar, carregando a casa com uma variedade de detalhes arquitetônicos e mecânicos inteligentes, incluindo um banheiro escondido no quarto principal, paredes dobráveis, escadas deslizantes e painéis solares operáveis .
Para apresentar todos estes elementos móveis em pleno funcionamento, o próprio arquiteto criou um vídeo passo a passo da casa. Veja, a seguir.
O projeto da casa de cinco pavimentos tem inspiração no trabalho do arquitecto italiano Carlo Scarpa, conhecido por seus detalhes refinados e lúdicos em edifícios como o Cemitério Brion, a Fondazione Querini Stampalia e o Showroom da Olivetti em Veneza.
Os jurados desta edição do prêmio ficaram encantados com a capacidade dos arquitetos de mesclar elementos surpresas e detalhes refinados neste projeto.
Selecionada dentre uma lista de 20 semifinalistas, a casa foi escolhida entre os demais finalistas:
- Ansty Plum, Wiltshire por Coppin Dockray
- Covert House, Clapham, Londres por DSDHA
- Garden House em Hackney, Londres por Hayhurst and Co
- Modern Mews, Londres por Coffey Architects
- Murphy House, New Town, Edinburgo, por Richard Murphy Architects
- Outhouse, Forest of Dean por Loyn & Co Architects
- Tin House, Londres, por Henning Stummel Architects
Saiba mais sobre o prêmio, aqui.
Via RIBA.